segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

"Fantasia, ilusão e desejo" versus Realização do Sonho


"Fantasia, ilusão e desejo" versus Realização do Sonho

Meses atrás uma professora muito culta me disse irônica e cheia de desdém, querendo me “diminuir”, ao se referir às minhas peripécias descobrincantes com a criançada: “Você vive no mundo da fantasia!”

Eu respondi: “Não... quem vive no mundo da ‘fantasia, da ilusão e do desejo’, da reprodução do mundo e da escola entristecida é você. Eu vivo no mundo da realização do sonho de boa vontade, da Imaginação com Alegria. Eu vou com as crianças re-vira-voltando esse mundo, dando passos e voos re-evolutivos na Educação. Você, além disso, está presa, ieu, livre!”

Passou um tempinho, e benzadeus, que a aposentadoria chegou para ela, assim como uma escola que, pega por um tornado, fosse levasse para além do arco-íris  tivesse caído em cima dela. Bruxas malvadas - do leste, oeste, norte ou sul - morrem assim, nesse “glamour”.

As Escolas que giravam desde sempre ao redor do umbigo de alguns professores muito zelosos da tradição e travestidos em pedagófilos da Inquisição em seu santificado ofício de reproduzir o “in statu quo res erant ante bellum” *agora rodopia e se re-vira-volta pelas crianças em suas alegrias, e des-contentes com as tristes realidades que lhes foram impostas.

Como diria Galileu... “E pur si muove”**...

Para libertar a Imaginação nas Escolas estamos nessa guerra!


Dá-lhes, criançada descobrincântica!

_____________________________

* "no estado em que as coisas estavam antes da guerra".
** “no entanto ela se move”.

Veja também:

"Manifesto das Crianças", por Leo Nogueira Paqonawta, clicando aqui.

"O Aprendiz de Feiticeiro", de Walt Disney, clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário